Nesta quinta-feira (23), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, acompanhado do presidente da Urbs S.A., Ogeny Maia Neto, visitou o Empório Ouro do Norte, no Mercado Municipal Capão Raso. O empreendimento foi inaugurado em abril deste ano pelos irmãos Jonas Aparecido da Silva e Alex Sandro da Silva, tradicionais produtores de café no Estado.
As marcas Ouro do Norte e Branca Flor são de fabricação própria. Mas quem visitar o empório vai encontrar 11 marcas diferentes de cafés especial e premium, sendo cinco produzidos por mulheres do Paraná. Os cafés "delas" saem de cooperativas como a Associação de Mulheres Café da Amucaf, de Pinhalão, e Mulheres do Matão, de Tomazina. Entre eles está o Café das Mulheres, que Greca experimentou.
“Vim prestigiar o café produzido no Norte Pioneiro, uma proposta nova de um cafezal tocado somente por mulheres. Viva Curitiba e o café do Paraná”, comemorou Greca.
A empresa Ouro do Norte é curitibana, mas a produção acontece em Pinhalão, no Norte Pioneiro, onde é feita a torrefação dos grãos. Além dos cafés, geleias artesanais Ouro do Norte, salames, queijos de búfala, vinhos, cachaça e açúcar mascavo são vendidos no local.
“Nossa família tem mais de 100 anos de tradição no cultivo do café no Paraná, somos imigrantes de origem espanhola e essa é a nossa primeira loja em Curitiba. A ideia é trazer produtos de origem da agricultura familiar, artesanais e coloniais, e o cliente ainda tem a opção de moer o café na hora”, explica o empresário Jonas Aparecido da Silva.
A torrefação Ouro do Norte teve início em 2015, com o objetivo de agregar valor aos cafés produzidos nas propriedades locais e mudar a maneira de se tomar a beabida, levando sabores e qualidades e torrando somente grãos tipo exportação e especiais.
Os grãos produzidos na região são reconhecidos pela qualidade, uma vez que o clima e altitude são ideais para o cultivo. Em 2020, o café Ouro do Norte foi eleito o 2° Melhor Café do Paraná.
O presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto, salientou que o Mercado Municipal Capão Raso comercializa exclusivamente cafés produzidos no Estado e que promove festas temáticas. "Agora, pelo dia de São João (24/6), nós estamos com toda a decoração junina e até o dia 30 de junho acontece o Festival do Pinhão", contou.
“Nós estamos reformando os banheiros do Mercado e temos lojas que estão entrando em edital de licitação. Os interessados podem entrar em nosso site e verificar que temos espaços disponíveis para os empreendedores”, conclui Ogeny.
Mín. 15° Máx. 26°