Ibaiti, no Norte Pioneiro do Paraná, segue acompanhando a tendência nacional no que diz respeito à fé religiosa de sua população. De acordo com dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60,9% dos ibaitienses se declaram católicos apostólicos romanos — número superior à média nacional, que registrou 56,7% de católicos em todo o Brasil.
Apesar de manter a maioria religiosa na cidade, o catolicismo, como em todo o país, também tem apresentado uma leve retração ao longo dos anos. No Brasil, os católicos representavam 99,7% da população em 1872, quando o IBGE realizou o primeiro levantamento religioso. O número caiu para 73,6% em 2000 e agora chega ao seu menor índice histórico.
Em Ibaiti, os evangélicos formam o segundo maior grupo religioso, com 31,7% da população. Embora ainda atrás dos católicos, a presença evangélica tem crescido em diversas regiões do país, sendo predominante em 244 municípios brasileiros — número que mostra o avanço e a consolidação desse grupo em vários contextos sociais e culturais. No Paraná, esse crescimento também é visível, especialmente em municípios de médio e pequeno porte.
A cidade de Ibaiti também abriga pequenos grupos de outras crenças: 2,8% seguem religiões classificadas como “outras”, 0,2% são espíritas, 0,1% aderem a práticas de umbanda ou candomblé, e 4,2% da população declarou não ter religião.
Diferentemente de algumas regiões do país que possuem significativa presença de tradições indígenas ou forte influência de religiões afro-brasileiras, Ibaiti apresenta um cenário religioso mais tradicional e centrado nas duas principais denominações do cristianismo — católica e evangélica. Não houve registros de tradições indígenas ou declarações religiosas indefinidas na cidade.
O quadro religioso de Ibaiti segue o padrão cultural herdado de suas raízes, em grande parte ligadas à imigração europeia e à expansão agrícola do Paraná no século XX. Igrejas históricas, festas religiosas e celebrações católicas ainda marcam fortemente o calendário e a identidade do município.