Na tarde da última quinta-feira (10), o policial civil veterano José Gilson (Sarrafho) dos Santos, foi homenageado pela Polícia Civil do Paraná – PCPR. Ele recebeu a medalha de prata em reconhecimento aos mais de 20 anos de bons serviços prestados à Polícia Civil do Paraná, à ordem pública e à sociedade paranaense. O evento aconteceu no auditório da Universidade do Norte do Paraná (UENP), em Cornélio Procópio, com a presença de colegas de trabalho que também foram homenageados, amigos e familiares.
Com uma carreira dedicada à segurança pública, Gilson aposentou-se da PCPR em 2016. No ano seguinte, foi nomeado diretor de Cultura do Município de Ibaiti, cidade onde continua a contribuir para a preservação da memória local. Ele foi o responsável pela criação do Museu Histórico de Ibaiti em 2019, que tem como missão contar a história da cidade e preservar seu patrimônio.
Seguindo suas atividades no campo da cultura, Gilson é também um escritor. Ele é autor do livro Ibaiti – Uma História (2020), obra que documenta a trajetória do município. Sua paixão pela escrita também o levou a publicar três livros de contos policiais, nos quais utiliza sua vasta experiência em investigações criminais. Ambientados em Ibaiti, os livros apresentam tramas ficcionais inspiradas na realidade investigativa vivida pelo ex-policial, enriquecendo a literatura regional com suas histórias.
A homenagem, destaca o compromisso e a dedicação do agente ao longo de sua carreira. “É uma honra receber esse reconhecimento por uma trajetória que foi muito mais que um trabalho. Foi uma missão de vida,” disse o veterano emocionado, após receber a medalha.
A condecoração reflete o reconhecimento da sociedade paranaense ao trabalho árduo dos agentes de segurança, que, como Gilson, se dedicam à proteção da ordem pública e à construção de uma sociedade mais segura.
Com a medalha de prata em mãos e uma trajetória repleta de realizações, o veterano segue como um exemplo de dedicação e serviço à comunidade, seja como policial ou escritor.
Foram homenageados 92 policiais, sendo 19 veteranos aposentados.
Mín. 18° Máx. 24°