O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) iniciou na manhã desta quarta-feira (31), a instalação dos radares eletrônicos fixos no trecho urbano da BR-153 em Ibaiti/PR.
Os equipamentos de medição de velocidade são de uma nova empresa contratada e irão substituir aparelhos usados pela antiga gestão que foram retirados no final do mês de junho.
Os radares são próximos ao km 111 na curva da Vila Santo Antônio; no km 103, entroncamento da BR-153 com a PR- 271 (trevo de Japira) e no km 108 em frente ao Posto Transbasiliana no perímetro urbano.
O local é um trecho de alta velocidade com passagens frequentes de veículos leves e pesados. A via também é muito utilizada por moradores dos bairros Gralha Azul, Vila Santo Antônio, Mãe Rainha, Oscar Negrão, Paineiras e Atlanta que cortam caminho para chegar ao centro da cidade. Apesar de possuir cinco trincheiras (3 viadutos e 2 túneis) com passagem de pedestres, muitos se arriscam atravessando por sobre a faixa de rodagem correndo riscos entre automóveis e carretas.
Acidente
No dia 5 de julho, poucos dias após a retirada do radar na BR-153 em frente ao posto Transbasiliana, um acidente mobilizou equipes de socorro de Ibaiti. O acidente foi registrado por volta das 08h no km 108 da BR-153, bem em frente ao Posto Transbasiliana, local de intenso movimento
De acordo com a PRF, o sinistro do tipo colisão transversal envolvendo dois veículos, Ford Courier e Toyota Hilux, sem vítimas, ambos os motoristas receberam atendimento pré-hospitalar da equipe do Corpo de Bombeiros de Ibaiti.
Mín. 18° Máx. 24°