Duas emergências médicas mobilizaram as equipes da Fundação Hospitalar de Saúde Municipal de Ibaiti (FHSMI) na manhã desta sexta-feira (12), com acionamento do helicóptero do SAMU.
Um paciente de 45 anos, com infarto agudo do miocárdio foi transferido pela aeronave por volta das 09h48 para o Hospital Universitário de Londrina.
Na sequência, uma paciente de 72 anos, também com infarto agudo do miocárdio foi transferida por uma segunda aeronave para o mesmo hospital por volta das 12h24.
As transferências foram solicitadas pelo médico plantonista, que após avaliação das gravidades dos casos, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. O presidente da Fundação Hospitalar de Saúde Municipal de Ibaiti, Juliano Berges acompanhou as transferências juntamente com a equipe do SAMU.
O socorro imediato com duas operações das aeronaves do SAMU na mesma manhã só foram possíveis graças a localização do Heliponto Municipal ao Hospital de Ibaiti ser próxima e com grande infraestrutura.
O novo heliponto ibaitiense foi inaugurado pelo prefeito Dr. Antonely Carvalho no último dia 1º de fevereiro e é o primeiro heliponto aero médico balizado do Paraná construído fora de aeroportos. Além de uma sala para atendimento emergencial do SAMU, o heliponto possui uma pista de pouso, com toda infraestrutura de segurança e iluminação para pousos e decolagem noturnas; alambrado em estrutura metálica para proteção e segurança de pessoas e calçamento do passeio público no entorno.
O heliponto também é dotado de instalações e facilidades para apoio às operações de helicópteros e de processamento de passageiros e/ou cargas.